Oracle 11g – Agentes param de funcionar depois da mudança do horário de verão

Com a mudança do horário de verão, os agentes do Oracle podem não conseguir mais inicializar. Isto acontece porque normalmente a database se adequa automaticamente ao novo horário assim como o sistema operacional. Caso isto não aconteça, pode ser necessário instalar um patch de correção. Com isto, as configurações dos agentes no repositório do Oracle Enterprise Manager podem não se adequar automaticamente devido a um erro no momento da criação/configuração dos agentes. A inconsistência causada pela diferença de fuso horário do agente e da database faz com que o agente não inicialize.

A correção do problema é relativamente simples. Segue-se o passo-a-passo:

  1. Efetue login como usuário oracle, no host em que o agente não está inicializando.
  2. Configure a variável de ambiente ORACLE_HOME com o caminho para o diretório onde o agente está instalado. Ex.:
    $ export ORACLE_HOME=/u1/products/11.1.0.1/agent11g
  3. Mude para o diretório bin do agente.
    $ cd $ORACLE_HOME/bin
  4. Antes de mais nada é preciso parar o processo do agente caso ele esteja em execução.Ex.:
    $ ./emctl stop agent
  5. Verifique se o agente realmente parou.Ex.:
    $ ps -ef |grep emagent
  6. Caso exista algum processo finalize-o.Ex.:
    $ kill -9 PID
  7. Antes de forçar o agente a calcular os configurações do TZ, encontre o arquivo emd.properties, efetue um backup do mesmo e remova ou comente a linha que começa com :
    agentTZRegion=etc/GMT+2
  8. Force o agente a calcular novamente as configurações do TZ de acordo com as configurações do S.O.:
    $ emctl resetTZ agent
  9. O comando anterior retornara algumas linhas de dados e um comando a ser executado na instância manager. Copie a linha que deve ser similar a seguinte:
    exec mgmt_target.set_agent_tzrgn('<agent_name>','<correct TZ region>');
    commit;
  10. No sqlplus, ou via sqldeveloper, execute os comandos armazenados no passo anterior.
  11. Inicie o agente:
    $ emctl start agent
  12. Teste a comunicação do agente com o EM:
    $ emctl upload

A saída deve ser similar à seguinte:

Oracle Enterprise Manager 11g Release 1 Grid Control 11.1.0.1.0
Copyright (c) 1996, 2010 Oracle Corporation.  All rights reserved.
---------------------------------------------------------------
EMD upload completed successfully

O EM pode demorar até  5 minutos para perceber que o agente está funcional novamente. Portanto não se desespere se demorar um pouco.

Sysrq

 

multi colored folders piled up
Photo by Pixabay on Pexels.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s