Problemas durante o deploy de aplicações em servidores Tomcat são muito comuns. O primeiro local a se recorrer quando algo não sai como esperado é o log do servidor. No entanto, muitas vezes o log do servidor nos retorna algo como:
Nov 20, 2012 5:08:11 PM org.apache.catalina.core.StandardContext startInternal SEVERE: Error listenerStart Nov 20, 2012 5:08:11 PM org.apache.catalina.core.StandardContext startInternal SEVERE: Context [/aplicacao_xyz] startup failed due to previous errors
Na mensagem de erro acima, a causa do problema pode ser desde uma classe que não pode ser encontrada até um erro dentro de algum framework usado na aplicação.
Para que o log seja mais claro e traga mais informações, basta incluir um arquivo chamado logging.properties no diretório ../WEB-INF/classes da aplicação com problemas, contendo as seguintes linhas:
org.apache.catalina.core.ContainerBase.[Catalina].level = ALL org.apache.catalina.core.ContainerBase.[Catalina].handlers = java.util.logging.ConsoleHandler
Existem oito níveis de granularidade para o log, sendo eles: SEVERE, WARNING, INFO, CONFIG, FINE, FINER, FINEST e ALL. Sendo que o nível SEVERE apresenta somente os erros mais críticos (menos informações) e o ALL apresenta todos os erros (mais informações).
Esse arquivo simplesmente instrui o Tomcat a alterar o nível de log de uma aplicação específica e não usar o padrão que é FINE.
A partir daí, basta reiniciar o servidor e o log trará bem mais informações.
